SANTANA DE CATAGUASES INAUGURA CASA DA CULTURA E HOMENAGEIA DOIS FILHOS ILUSTRES DAQUELE MUNICÍPIO QUE FIZERAM SUCESSO EM VÁRIAS CIDADES DO PAÍS E DO EXTERIOR.
A Prefeitura de Santana de Cataguases inaugurou neste sábado, às 19 horas, três importantes obras para aquele município e o busto do primeiro prefeito municipal. O evento contou com as presenças do Secretário de Governo de Minas Gerais, Danilo de Castro, o assessor do governador de Minas, José Emílio Afonso, os prefeitos de Itamarati de Minas, Tarcília Rodrigues Fernandes e José Ronaldo Milani, que esteve acompanhado de seu vice, Jaime Vargas, o diretor Regional de Saúde, em Leopoldina, William Lobo de Almeida, o ex-prefeito Edgar Xavier e a prefeita destituída Jucélia Baesso, o vereador em Cataguases, Gilmar Canjica, além de secretários municipais, vereadores e os homenageados Joãosinho e José Vitor Lima, santanenses que fizeram carreira internacional como jogadores de futebol.
A solenidade aconteceu na praça Prefeito João Remígio de Resende, onde também foi inaugurado o Centro Cultural que funciona na Chácara Santa Cruz, na entrada da cidade. Os convidados foram também até à praça da Biblia e Nossa Senhora Aparecida, onde foram descerradas as placas alusivas àquelas benfeitorias. O atual prefeito Gumercindo Resende não participou das inaugurações em cumprimento à legislação eleitoral já que aquele município inicia no próximo dia 2, nova campanha eleitoral para eleger prefeito e vice. Também no espaço da Chácara a prefeitura vai construir um observatório astronômico. Um telescópio já foi adquirido e o próximo passo será cobrir adequadamente o teto do espaço que vai abrigar a novidade.
Durante a solenidade, Jucélia Baesso, destacou a seriedade com que a administração municipal vem pautando suas ações. "Esta inauguração é prova inconstestável de que aqui não se brinca com o dinheiro público e que pensamos e agimos voltados para o desenvolvimento de nossa cidade", salientou. Edgar, ex-prefeito que iniciou as obras agora inauguradas, enfatizou o que ainda será feito no município, "porque temos força de vontade metas a cumprir e o apoio incondicional do nosso amigo e secretário de governo Danilo de Castro, sempre pronto a contribuir com Santana de Cataguases", afimou.
Em seguida os ex-jogadores de futebol de Santana de Cataguases, Joãozinho e José Victor Lima, que se destacaram no futebol profissional em equipes de renome nacional e no exterior, receberam uma placa de prata em reconhecimento ao talento e por terem divulgado o nome da cidade nos países e cidades em que passaram. José Victor, que foi secretário de Cultura e Esportes de Cataguases entre 2009-12, disse estar "lisonjeado e um pouco emocionado com esta homenagem". Para ele "a cidade em que a gente nasce, fica para sempre em nosso coração". Já Joãozinho, que fez muito sucesso quando atuava na Turquia e também na Rússia, recebeu a homenagem com surpresa. "Fiquei surpreso quando me disseram o que fariam. nunca podia imaginar ser homenageado pela minha própria cidade, mas recebo tudo isto com um carinho enorme", destacou ele. (Fotos: Paulo Victor Rocha)